Biografia

Saxofonista, compositor e arranjador, iniciou seus estudos musicais aos sete anos com o acordeom e o piano. Aos dez anos já tocava em cultos cristãos, cerimônias religiosas como casamentos, festas e outros. Aos doze anos encantou-se com a beleza sonora do saxofone, e aí fez sua opção.

Em pouco tempo já tocava em diversas bandas de colégios, igrejas, e até em bandas de jazz e rock. Apesar do início clássico, sua formação tem a influência direta dos ritmos brasileiros, em especial a Bossa-nova, os ritmos Latinos, o Soul, o Jazz e mais diretamente o Gospel que é o carro-forte de suas gravações e apresentações.

Ingressou na Marinha aos dezesseis anos e formou-se na Escola Naval, chegando ao posto de Capitão-Tenente. Tendo sempre como encargos colaterais e culturais, atividades ligadas à música. Era líder do conjunto de aspirantes e recriou o Coral da Escola Naval, com o qual produziu o disco “Ecos de Villegagnon”, que é uma coletânea de hinos cívicos, especializou-se em acústica submarina e exerceu o cargo de oficial de som de um dos submarinos da Marinha do Brasil (Amazonas), e cuja função era analisar os diferentes sons e sua propagação no fundo do mar. Retirou-se da Marinha e mergulhou confiantemente no mundo musical procurando mostrar seu trabalho nos quatro cantos do planeta, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos. Correu vários países : SUÉCIA, FRANÇA, ESPANHA E ALEMANHA. Percorreu também a AMÉRICA LATINA, tendo contato com os ritmos mais “calientes”, em gravações e shows com músicos destes países.

De NEW ORLEANS, além de um de seus saxofones, trouxe um maior conhecimento do jazz, Blues e do Dixieland. Daí iniciou um trabalho essencialmente instrumental sempre com a formação em quinteto. Atuou ao lado do pianista WILLIAN PEREIRA, do baixista JOSÉ SANTA ROSA, do baterista WILSON PEREIRA e do trompetista BILL HORNE que foram grandes incentivadores e muito influenciaram no seu estilo.

Em suas apresentações e gravações, Samuel toca os saxofones alto, tenor e soprano e a formação da Banda atualmente é : FARLLEY JORGE (teclados), DUDU PASSOS (guitarra), ISRAEL CARVALHO (baixo), WALLACE CARDOSO (bateria)

Já se apresentaram em diversos teatros, auditórios, Igrejas e até mesmo em eventos ao ar livre para milhares de pessoas, recentemente tocaram no teatro Municipal de Niterói, no auditório do BNDES, no teatro SESI-RIO, teatro da UERJ, teatro do CT-UFRJ, e em tantos outros lugares onde a boa música é bem vinda. O repertório inclui músicas dos 4 CD’s e outras novas que comporão o próximo trabalho fonográfico de Samuel, sempre explorando o bom gosto, a qualidade e técnica, viajando pelo Blues, Baladas, Funk, Soul e tantas outras tendências que caracterizam a boa música Gospel atual.

Sua última experiência profissional se deu depois de uma bem sucedida temporada nos Estados Unidos e México, onde atuou ao lado de músicos internacionalmente conhecidos como o pianista mexicano ISMAEL ALDERETTE. Consta também no currículo produções e participações em mais de cem álbuns “Gospel” no Brasil tais como: VENCEDORES POR CRISTO, CANTO DA TERRA, CATEDRAL, e outros nos EUA : EBEN-EZER, VICTOR HUGO FLORES, ERICK MONDRAGON entre outros, no México: MARCOS BARRIENTOS, GRUPO JES, AMISTAD CRISTIANA TORREON, RENATO VIZUET, e também várias apresentações em casas de Shows e teatros do Rio, São Paulo e outras cidades brasileiras.

Sua discografia apresenta quatro álbuns com estilos bem distintos : “Essencial”(SLCD001) – independente – É o seu primeiro trabalho solo, foi produzido pelo Maestro e Pianista FARLLEY JORGE, no ano de 1992 e distribuído pela “ARCA MUSICAL EVANGÉLICA”, sob a forma de long-play (LP). Contou ainda com a participação do Tecladista PEDRO BRACONNOT, do Pianista JORGE GUEDES, autor de duas músicas; do Baixista EDÍLSON LUNE, do Guitarrista EDSON LENON e do Baterista CACA COLÓN. Ainda teve a participação da cantora Gospel JOSSANA GLESSA, vocal em “BAIÃO DE DEUS”. Este Álbum apresenta músicas inéditas contrapondo com composições consagradas do “Gospel” contemporâneo como : INFINITAMENTE MAIS de ASAPH BORBA – DO JEITO QUE EU SOU de ED WILSON E JORAN, e QUIET PLACE de RALPH CARMICHAEL. Este trabalho foi seu grande cartão de visita e abriu espaço para a música instrumental Gospel no Brasil. As músicas inéditas foram de grande importância no cenário evangélico brasileiro : “ESSENCIAL” (Samuel-Farlley) é o tema de abertura do programa “PARE E PENSE” de televisão, “REVELAÇÃO”, “ENFIM O VERÃO” e “SOMENTE VOCÊ”, também foram trilhas de diversos programas de rádio e TV.

“INSPIRAÇÃO E FÉ” (SLCD003) – Independente – É o segundo trabalho (1994), lançado em CD e K7 e distribuído pela “ESSENCIAL ARTE E CULTURA”, foi produzido no Brasil, México e USA, e possui uma proposta mais abrangente, pois reúne o melhor do Gospel tradicional com arranjos sinfônicos e modernos, entre eles : “GRANDIOSO ÉS TU”, “VIA DOLOROSA”, “ESSÊNCIA DE DEUS” (João Alexandre), “TU ÉS FIEL”, e outras músicas que fizeram deste álbum um grande sucesso internacional que lhe valeu o Título de “OASIS MUSICAL”, dada a sensibilidade dos diversos arranjadores e a execução do sax de Samuel Lima (crítica especializada).

ETERNAMENTE (SLC004) – Independente – Este é o terceiro álbum solo e é uma coletânea de músicas natalinas. Para este projeto convidou o amigo e grande músico FARLLEY JORGE, que criou um trabalho eclético e contemporâneo, sempre apresentando uma bem dosada combinação de múltiplas tendências e ritmos, procurando enfatizar o desempenho técnico sem prejuízo da estética. O repertório deste, parte do grande sucesso natalino “NOITE FELIZ”, passando por “GREENSLEEVES”, “O ARAUTO ANJO CANTA”, “JINGLE BELLS”, “WHITE CHRISTMAS”e outros grandes temas do natal. O Álbum apresenta em sua última faixa a música “BERCEUSE” arranjada sob a forma de rapsódia do tema “BRAHMS LULLABY”, criando, ao ouvi-la momentos de sentimentos diversos a exemplo do que representa o espírito de natal, levando o ouvinte a desfrutar emoções e encantamentos ao som mágico do saxofone.

O Quarto entitula-se “LOUVORES INESQUECÍVEIS” (SLCD002) , que é uma coletânea de clássicos do Gospel Latino e foi todo gravado em LOS ANGELES (USA), num período de dois anos e contou com a participação de músicos de diversos países como : CHILE, MÉXICO, NICARÁGUA, PANAMÁ E USA. São 15 músicas nos mais diversos estilos tocados e cantados, feitas para agradar a toda a América Hispânica.

O Quinto cd é o “SHALOM”  ,com o melhor da Música Evangélica Contemporânea.

No repertório deste: “Shout to the Lord” ,”Motivo de mi Cancion”  , “Lamento de Israel” ,  “Mover do Espírito” e o Clássico “Amazing Grace” .

Samuel Lima já prepara o seu sexto CD, que já está sendo aguardado por muitos! Chegará em breve trazendo muitas surpresas, porém com a mesma essência que tem caracterizado os seus trabalhos. Ele vê como algo mais importante ainda. É que tudo isto é um ministério para abençoar vidas.

Sua mensagem é a seguinte :

“Por mais que o estilo seja eclético, por mais que a música seja “CHIC”, a mensagem é única e verdadeira. O som é agradável aos ouvidos e alegra os corações, e se a música flui como flui, devo tudo à unção do Espírito de Deus, a quem transfiro toda a honra e toda a glória !”