Vem aí o “Pilot” : Tradutor instantaneo de línguas em tempo real

Imagine um mundo sem a barreira dos idiomas como nos filmes de ciência ficção,  tal qual “Star Trek “(Jornadas nas Estrelas) que usava seus recursos futurísticos para se comunicar como seres de outras galáxias. Pois já estamos bem próximos desta realidade. Uma startup americana promete resolver este grande problema da humanidade: a dificuldade de se comunicar com pessoas que falam outras línguas. Tudo isso, graças a um par de fones de ouvido inteligentes. O produto foi batizado de Pilot pela sua desenvolvedora, a Waverly Labs—que fica sediada em Nova York. Visualmente, o Pilot é bem similar a outros fones que funcionam por bluetooth.

pilot-5

A diferença é que tem entre suas funções a habilidade de traduzir outras línguas, a empresa afirma que ele é capaz de fazer isso mesmo sem conexão com a internet, o que é interessante para pessoas que querem usar o gadget em uma viagem enquanto estão sem conexão com a internet,  como dentro de um avião, por exemplo.

O vídeo de apresentação que você vê no final deste texto, é possível deduzir que o Pilot funciona em parceria com um App. O smartphone, provavelmente, faz a tradução do que o fone capta e envia o áudio na língua nativa da pessoa de volta. Não fica claro se é preciso usar dois smartphones ou se apenas um é capaz de lidar com a tradução para duas pessoas envolvidas na conversa.

No vídeo de apresentação, Andrew Ochoa, um dos fundadores da empresa, conta que teve a ideia de criar o Pilot depois de conhecer uma garota francesa—e ter tido dificuldades de conversar com ela. Inicialmente, o produto será lançado com suporte para inglês, francês, portugues, espanhol e italiano. Outras línguas serão introduzidas em seguida.

O Pilot deve ser lançado no próximo ano, mas ainda não tem data certa. De acordo com o site ScienceAlert, o preço do produto final deverá ser algo entre 250 e 300 dólares, mas quem participar da Crowdfunding da empresa , poderá adquirí-lo por apenas US$130. (campaña de crowfunding  Indiegogo)

Um novo tempo chegando e um grande problema para os cursos de línguas  que certamente serão afetados com mais esta nova tecnologia. 

Veja abaixo o video promocional do Pilot.

Esta entrada foi publicada em Atualidades, Economia, Tecnologia, Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta